Formação para alunos e docentes do ensino profissional em Cork

No âmbito do Projeto Erasmus+, onze alunos dos cursos de Gestão e de Eletricidade, Automação e Computadores (11.º e 12.º anos) estiveram na cidade de Cork- República da Irlanda, de 18 de maio a 9 de junho, a realizar um estágio em empresas locais, nas respetivas áreas de formação, tendo sido acompanhados pelos docentes Ana João, Cristina Silva e José Gomes no início e no final da atividade. Na mesma cidade, as docentes Ana Cristina Teixeira, Ana Paula Palrinhas, Cristina Chau e Susana Monteiro Lucas, do Agrupamento de Escolas da Lousã, participaram numa atividade enriquecedora de job-shadowing, a qual decorreu de 26 de maio a 1 de junho. Os objetivos destas mobilidades integram-se no Plano de Atividades do AEL e no Plano de Atividades Erasmus+ KA1-VET KA1-VET (projeto 2023-1-PT01-KA121-VET-000119402), consignados na Acreditação Erasmus+ no ensino profissional, dando cumprimento ao Projeto Educativo do AEL e ao Plano de Internacionalização do AEL.

As mobilidades foram organizadas em parceria com uma empresa local, que se revelou essencial na concretização dos estágios dos alunos do ensino profissional do AEL. Durante a estadia, as participantes no job-shadowing tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o funcionamento da empresa, conhecendo as suas práticas, estratégias e métodos de trabalho. Esta imersão no ambiente empresarial irlandês proporcionou a estas professoras e aos onze alunos uma visão prática e aplicada das suas áreas de estudo, complementando a sua formação teórica.

Além da experiência profissional, a atividade de job-shadowing incluiu sessões educativas focadas no sistema educacional irlandês, oferecendo uma compreensão mais ampla das práticas pedagógicas e curriculares adotadas na Irlanda. Estas sessões foram cruciais para a troca de ideias e melhoria de práticas entre educadores de ambos os países, promovendo uma colaboração internacional que enriquece o ensino e a aprendizagem.

Outro destaque deste job-shadowing foi a abordagem da temática Inteligência Artificial (IA). As participantes assistiram a uma palestra e fizeram um workshop em que abordaram as aplicações e inovações da IA no contexto educativo. Este conhecimento sobre IA é fundamental para preparar os alunos para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho atual e futuro.

A componente cultural também teve um papel muito importante. As participantes exploraram a riqueza histórica e cultural de Cork, com visitas guiadas por estagiários oriundos de diferentes países, a pontos emblemáticos e atividades culturais que permitiram um mergulho na cultura irlandesa.

Os onze alunos estagiários ficaram hospedados em famílias de acolhimento que tornaram esta experiência ainda mais imersiva. Como referiu um dos alunos, esta foi “uma oportunidade para sair da sua zona de conforto, conhecer outra cultura, comunicar noutra língua e fazer amigos de outras nacionalidades”. Esta experiência, a primeira desta índole para o AEL, contribuiu para o desenvolvimento de competências não só no âmbito das suas áreas de formação dos jovens participantes, mas também pessoais e sociais, melhorando o espírito de iniciativa, a autonomia e a capacidade de resolução de problemas.

Estas duas iniciativas, que integram o Projeto Erasmus+, foram amplamente consideradas um sucesso, pois fortaleceram as competências profissionais dos alunos e professores num ambiente de aprendizagem intercultural e reforçaram a importância da cooperação internacional no desenvolvimento pessoal e profissional.