Alunos apresentaram as provas de aptidão profissional

Realizaram-se nos dias 20 e 21de julho as apresentações das Provas de Aptidão Profissional (PAP) do alunos finalistas  dos Cursos Profissionais Técnico de Gestão e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores.
A PAP é a prova com a qual culminam os cursos profissionais e corresponde à apresentação de um projeto que mobiliza as capacidades e saberes que foram desenvolvidos ao longo dos três anos da formação.
Foi assim que, na área de Gestão, os alunos apresentaram os planos de negócios sob o título: Magic Baby; Am Music; Hotel Rural –  SPA&,BA; BAYBY – Bar; VoltÓ`mundo; Casa de Papel – Papelaria; Mundo do Futebol – Show d´bola; TechTudo – Componentes de Computador; Rugby Club.

Na sua maioria estes planos de negócios estão ligados à valorização do interior do país como forma de fixação da população, apresentavam propostas de  criação do próprio posto de trabalho e serviam de alavanca à dinamização económica local.

Os alunos de Eletrónica, Automação e Computadores deram a conhecer os protótipos: Semáforos Automatizados; Painel Didático – Variador ATV312; Painel Didático de Domótica; Maquete de Demonstração Pneumática. 

Estes projetos enquadram-se essencialmente nas áreas da automação residencial e industrial, e foram desenvolvidos com o objetivo de serem também utilizados nas aulas de Tecnologias Aplicadas e de Automação e Computadores, uma vez que se tratam de placares móveis didáticos, extremamente úteis para a prática letiva das disciplinas da Área Técnica, assim como poderão ser utilizados na divulgação / promoção dos Cursos Profissionais, dentro e fora do ambiente escolar.

Para a apreciação das PAP’s do Curso de Eletrónica, Automação e Computadores o Agrupamento contou com a colaboração do Engº António José Marques Rodrigues, responsável pelas infraestruturas, na EFAPEL e do  Engº  Aristides Adão, que exerceu a atividade de professor de disciplinas técnicas na Escola
Secundária da Lousã durante largos anos.

Para o Curso de Gestão, estiveram presentes a Drª Fátima Gracinda, em representação da Câmara Municipal da Lousã, e a Drª Filipa Torres, gerente da Gráfica Lousanense.

Os júris externos felicitaram os alunos e os professores envolvidos pela  qualidade dos projetos apresentados.

Os alunos que agora terminam os seus cursos, para além da realização dos três anos de atividades
letivas,  efetuaram recentemente a Formação em Contexto de Trabalho em empresas e instituições da região. Neste âmbito, foram também recebidos os melhores elogios, como denotam as classificações obtidas perante a qualidade do trabalho desenvolvido nos estágios, sendo que, vários foram os alunos convidados a ingressar nas respetivas empresas.

A Direção do AEL agradece às empresas e instituições que ao longo dos últimos anos têm acolhido os
alunos em Formação em Contexto de Trabalho, e em muitos casos têm convidados estes alunos finalistas a ingressar nos seus quadros, colaborando assim para melhorar ainda mais a formação académica, técnica e pessoal dos nossos alunos, contribuindo para valorizar a vertente de ensino profissional que, além de permitir o prosseguimento dos estudos, proporciona uma formação prática capaz de melhor integrar os alunos no mercado de trabalho ou estarem melhor preparados para ingressar no ensino superior.

Para os alunos desejamos os votos dos maiores êxitos pessoais e profissionais/académicos, na
certeza de que são exemplos que dignificam a qualidade do ensino no Agrupamento de Escolas da Lousã.