Simulacro de incêndio na ESL

No dia 20 de abril de 2022, pelas 11h05 soou o alarme, na Escola Secundária da Lousã, para uma exercício de simulacro de incêndio num laboratório de química. Foram de imediato acionados os procedimentos de evacuação dos edifícios escolares e chamado o socorro. 

Este exercício envolveu 711 utentes (alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação que estavam nos Serviços Administrativos) e os Bombeiros Municipais da Lousã, que se deslocaram ao local com 3 viaturas. 

Globalmente o simulacro, que teve uma duração total de 17 minutos, decorreu muito bem, estando todos os edifícios evacuados em cerca de 5 minutos e iniciado o combate ao hipotético incêndio num espaço com risco elevado. No final foi feita uma avaliação sendo indicados os aspetos em conformidade e os que devem ser melhorados, sendo que esta avaliação será partilhada com todo o AEL.

O AEL no presente ano escolar realizou e vai realizar simulacros em todas as escolas e jardins de infância, uma vez que nos últimos anos, devido à pandemia, era arriscado realizar estes simulacros.

Sublinha-se ainda que no presente ano escolar, com o apoio do Município da Lousã, do Centro de Formação Nova Ágora e com o valor de prémio do Projeto Educação para a Saúde, foram formados 74 docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais em SBV/DAE, está em curso a instalação de DAE em todas as escolas, jardins de infância e ginásios do AEL.

No âmbito do plano de formação interna, foi ainda realizada formação para combate a incêndios, na interrupção escolar da Páscoa, para 26 assistente operacionais sem formação nesta área. Também tem vindo a ser realizada formação em 1ºs socorros para trabalhadores e alunos, assim como formação para situações relacionadas com alérgenos e com o apoio a alunos com diabetes. Alguma turma do 3º ciclo e do ensino secundário têm vindo a receber formação em 1ºs socorros e suporte básico de vida.