AEL vence selo “Escola Gandhi” pelas boas práticas de bem-estar animal

Decorreu hoje, 12 de outubro, em Lisboa, a cerimónia de entrega do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, entregue na presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

O Agrupamento de Escolas da Lousã foi um dos 30 vencedores do selo “Escola Gandhi”, numa lista de 50 projetos finalistas, com o projeto “Todos juntos pelo bem-estar animal”. A receber o selo “Escola Gandhi” estiveram presentes a Coordenadora Prof. Cristina Chau e o aluno João Gustavo, bem como a Vereadora Prof. Henriqueta Oliveira.

Tratou-se de um projeto com elevado impacto na comunidade escolar, com reflexos em toda a comunidade lousanense, e que abordou temas o bem-estar animal como os cuidados a ter com cães e gatos, nomeadamente na esterilização, na vacinação, a microchipagem, na higiene e cuidados, na recolha dos dejetos dos animais, entre outros. Foram ainda abordados mais assuntos, tais como a proteção da biodiversidade, ou a alimentação vegetariana e vegana.

Dinamizaram este projeto: a turma F do Jardim de Infância da Lousã, com a Educadora Guilhermina Antunes; o 4.º ano da Escola de Casal de Santo António, com a Prof. Ana Morais; as Salas Mediadoras de Aprendizagem 1 e 2, com as Profs, Sílvia Leal, Ana Luísa Sias, Fátima Pedroso e Anabela Marques; o 5.°D, com a Prof. Clara Aguilar; o 6°C e 7°B, com a Prof. Cristina Chau; a Escola Secundária da Lousã, através da Associação de Estudantes.

Colaboraram ainda neste projeto outros alunos, docentes, e também encarregados de educação, elementos da Câmara Municipal da Lousã – como o Vereador do Bem-estar Animal, Eng. Ricardo Fernandes, a Vereadora da Educação e Cultura, Prof. Henriqueta Oliveira, ou o Veterinário Municipal da Lousã, Dr. Henrique Silva – bem como Associações como a Louzanimales e a Arauz. Para conhecer o projeto em detalhe consulte http://premiogandhi.s3.eu-west-3.amazonaws.com/s3fs-public/files/AE%20Lous%C3%A3.mp4

O prémio Gandhi foi anunciado em dezembro de 2019 pelo primeiro-ministro numa visita oficial à Índia no âmbito das comemorações do 150.º aniversário de Mahatma Gandhi e, na sua primeira edição, foi dedicado ao bem-estar animal.

A Câmara Municipal da Lousã felicita o Agrupamento de Escolas, comprometendo-se a continuar a colaborar nos projetos educativos pelo bem-estar animal, dando particular destaque à adoção e à esterilização de animais de companhia.