Ontem, dia 10 de outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Dislexia. Nesse âmbito, realiza-se de 11 a 15 de outubro, na EB n.º 2 da Lousã, um conjunto de atividades para todos os alunos do 1.º e 2.º Ciclos, dinamizadas pelas docentes titulares de turma, de Português e da Educação Especial, com a colaboração da Biblioteca Escolar e dos Centros de ATL da Cáritas e ARCIL.
Esta iniciativa conta com o apoio do “Projeto Escola – A Dislexia em Banda Desenhada” da Dislexia DAYBYDAY, que cedeu os “individuais” com a banda desenhada “A Diferença faz o Género” e a que os alunos tiveram acesso no tabuleiro do almoço de hoje.
Ao longo da semana vão realizar-se várias ações nas salas de aula, Clube de Leitura, Biblioteca Escolar e nos centros de ATL, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa, nomeadamente a exploração da “”.
A dislexia continua a ser um tema muito escondido, que afeta 10% da população mundial e não é uma simples troca de letras, é uma alteração neurobiológica que se reflete em dificuldades na leitura e na escrita, que impacta a memorização e que não está relacionada com falta de inteligência.
Crianças disléxicas aprendem de forma diferente. Quando alunos, pais e professores estão sensibilizados para o tema, a aprendizagem destas crianças será garantidamente mais leve e feliz!