No dia 30 de outubro, o AEL assinalou o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, levando a cabo ações com vista à promoção de uma cultura de solidariedade e à criação de um espaço seguro para discutir esta doença e suas implicações.
Pela manhã, na EB1, na EB2 e na Escola Secundária, alunos do 2.º/3.º ciclos e do ensino secundário/profissional, acompanhados por professores e assistentes operacionais, uniram-se para criar Laços Rosas humanos, num gesto simbólico de apoio à luta contra o cancro da mama. Esta atividade partiu de um desafio lançado pelo projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) e contou com a colaboração do Espaço J e do CATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, da ES e da EB2, na organização da mesma, tendo os registos fotográficos ficado a cargo de Miguel Gaspar, Eduardo Dias, Miguel Oliveira e Ana Lima.
Na parte da tarde, foi ainda dinamizada pela enfermeira Lara Ferreira, da UCC Arouce, uma “Oficina de Autoexame da Mama”, dirigida ao pessoal docente/não docente do sexo feminino e a alunas do 10.º/11.º/12.º anos. Nesta sessão, que decorreu na Escola Secundária, foram abordadas as técnicas corretas de autoexame e discutidos os sinais de alerta a ter em conta, promovendo uma maior conscientização sobre a importância do autocuidado.
Com esta iniciativa, o AEL reafirma o seu compromisso com a educação em saúde, contribuindo para uma sociedade mais informada e preparada para enfrentar desafios como o cancro da mama.