A Escola também se vive no exterior, onde as aprendizagens podem ser muito significativas. Assim, no dia 22 de outubro realizou-se uma saída ao Castelo da Lousã, no âmbito das disciplinas de História, Ciências Naturais, Geografia e Educação Física. Participaram as turmas de 8.º ano da ESLousã (as turmas de 8.º ano da EB1 não tiveram sorte e, no dia programado, a chuva qua caía impediu a concretização da atividade).
Dia 22 o tempo estava convidativo, o sol brilhava, tudo apontava para que fosse – e concretizou-se! – uma ótima manhã, com exercício físico, contacto com o património local e com a biogeodiversidade da região, diferentes paisagens e, claro, o convívio com colegas e professores. De facto, a Serra da Lousã consegue sempre surpreender-nos com os seus encantos, por mais vezes já já a tenhamos visitado. Também por isso é um sítio de importância comunitária que se integra na Rede Natura 2000 e que urge preservar.
É de saudar o esforço feito pelas autoridades locais na preservação do Castelo da Lousã e da sua história, bem como em dinamizar atividades, contribuindo para o melhor conhecimento do passado do património local, em contraponto a outras localidades nas quais não existiu a mesma sensibilidade e o que restou foram as ruínas ou mesmo o seu desaparecimento.