AEL obteve 9 Selos Nacionais de Qualidade eTwinning

No Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL) continuamos a fortalecer parcerias com escolas da Europa, e, deste modo, a concretizar a Missão Escolas eTwinning, assim, o AEL obteve recentemente mais 9 Selos Nacionais de Qualidade em 2 projetos eTwinning desenvolvidos no ano letivo transato:

– O projeto “Wishing a Rainbow for the World” que entroncou o projeto “Missão sem Título” da Câmara Municipal de Coimbra e do Museu Municipal de Coimbra, com base na coleção de arte Telo de Morais. Participaram os alunos do 1.º ciclo (2.º/3.º D), 2.º ciclo (5.º E/F, 6.º E/G/H) e 3.º ciclo (7.ºE) em plena articulação curricular. Neste projeto os alunos articularam ainda com o projeto PAA – “Arco-íris – Pintar com As Cores do meu Desejo”, sonhando ser cidadãos interventivos na sociedade que se pretende inclusiva e sustentável. Ao longo da jornada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas foram desenvolvidas diversas atividades em colaboração com parceiros nacionais e internacionais. A destacar as parcerias estabelecidas com a Escola Virtual (“25 de Abril – Um Projeto de Liberdade”, vencedor nacional com o 6.ºE), “My Polis”, Eco-Escolas, “Ciência Viva na Escola” e “Dove: Eu Confiante” da Universidade do Porto. A colaboração no trabalho realizado para cada ODS da agenda 20-30, entre os docentes eTwinners da EBn1 facilitou parcerias com a Câmara Municipal da Lousã, Assembleia da República e a Casa do Parlamento Interpretativo, bem como escolas de Lisboa, Vila Nova de Poiares, Alvaiázere, Grécia e Itália. O projeto culminou com a Exposição digital do Museu Municipal de Coimbra – ODS 17 (Parcerias para a implementação dos Objetivos).

– O projeto – “H.A.P.P.Y. – Health, Awareness,People, Perseverance, Yeah!”, desenvolvido pelos alunos do 9.º A e B, em parceria com escolas da Itália e Ucrânia versou sobre a temática anual do eTwinning –“Well-being at school” no que respeita ao tema do bem- estar na escola e em casa.

Em ambos os projetos o AEL foi escola fundadora, sendo que no presente ano letivo continuaremos a percorrer caminhos no eTwinning, em conjunto com outras escolas da Europa estando já iniciados 3 novos projetos com alunos do 2.º e 3.º ciclos estando também a ser lançada a Academia Júnior eTwinning (AJE) com cerca de 15 novos membros.