Manter as tradições

Um grupo de alunos e alunas do 10º ano, turma B2, ao qual se associaram alguns encarregados de educação, respondeu ao convite da empresa de turismo rural “Quintal d’Além Ribeiro”, para colaborar na produção dos tradicionais Tapetes de Flores, ao longo da aldeia de Ceira dos Vales, no passado dia 25 de maio.

Esta atividade teve o intuito de dar continuidade a uma tradição iniciada no século passado, por residentes da região que tinham atividades comerciais no norte do país – vulgarmente denominados de “Azeiteiros” – onde esses tapetes de flores são uma forte marca cultural.

Atendendo ao envelhecimento da população, são cada vez menos os “braços” disponíveis para a confeção dos tapetes, pelo que a Quintal d’Além Ribeiro, ciente da importância de que se reveste a manutenção das tradições para o desenvolvimento do turismo rural, vem há vários anos contando com a colaboração do AEL.

No final, os alunos tiveram oportunidade de visitar as instalações da Quintal d’ Além Ribeiro, e da Escola de Trial que lhe está associada, e tabém ter um encontro com os proprietários, que aludiram aos principais aspetos que caracterizam a atividade económica.

O AEL agradece o convite do Quintal d’Além Ribeiro, tanto mais que resultou numa tarde muito bem passada e rica em aprendizagens para os participantes.