O AEL deu continuidade, no ano escolar de 2022/2023, à Academia de Líderes Ubuntu, um programa de educação não formal marcado por uma dimensão experiencial e relacional “Eu sou porque tu és; Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas“(conceito Ubuntu), cujos referenciais se enquadram no Projeto Educativo do AEL, já iniciado no ano letivo transato.
O método Ubuntu assenta no desenvolvimento de 5 competências-chave centrais do desenvolvimento humano: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência (competências pessoais), Empatia e Serviço (competências sociais e relacionais).
Este ano escolar, mais cinco docentes e uma psicóloga participaram em 4 sessões de formação: duas teórico-conceptuais online e duas presenciais na Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra. Realizar-se-á, ainda, uma semana Ubuntu para alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, de 12 a 16 de dezembro.
Com o Clube Ubuntu já a funcionar na Escola Secundária e pretende-se alargar esta experiência às restantes escolas do Agrupamento.