O Projeto Hortas Bio, lançado pelo programa Eco-Escolas no ano letivo 2012-2013, continua a ter um sucesso crescente junto das escolas, tendo sido apresentadas mais de 480 hortas a concurso este ano letivo.
Pretende-se, através deste projeto, estimular o aproveitamento dos espaços exteriores da escola para a realização de hortas escolares, seguindo os princípios da Agricultura Biológica. O projeto não só contribui para alertar para a necessidade de uma alimentação mais saudável e a favor de uma exploração do solo sustentável, como também permite abordar de forma didática muitos dos conteúdos curriculares do ano letivo.
Para além do desafio que dá o nome ao Projeto – Hortas Bio nas Eco-Escolas – e que consiste na apresentação das hortas biológicas desenvolvidas nas escolas (divididas em duas categorias, horta pequena (até 50m²) e horta grande (superior a 50m²), o projeto é constituído por outros desafios didáticos que abordam diferentes aspetos relacionadas com a horta. Este ano letivo foi lançado o desafio Segredos da Horta.
O JI da Lousã foi um dos 3 estabelecimentos concorrentes selecionado a nível nacional, com um projeto partilhado das educadoras deste jardim de infância: https://ecoescolas.abae.pt/our_news/hortas-bio-nas-eco-escolas-escolas-premiadas-2021-2022/
Poderá saber mais sobre o projeto neste link: https://hortasbio.abae.pt/trabalhos-2022/hortas-bio-nas-eco-escolas/?school=3967&challenge=0&work=1
O AEL congratula-se com o trabalho das educadoras, das assistentes operacionais e das crianças, assim como dos parceiros educativos que apoiaram (CML e JI Lousã e Vilarinho), felicitando-os por este reconhecimento de âmbito nacional.