TugaSpace lançam microssatélite no 9º Cansat Portugal

Os “TugaSpace”, equipa do Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas da Lousã, venceu o prémio intermédio do Cansat Jr. conseguindo, desta forma, o direito de lançar o seu microssatélite no 9º Cansat Portugal que decorreu entre os dias 5 e 8 de maio no aeródromo de Ponte de Sor.

A competição Cansat Jr. está orientada para alunos do 3º ciclo e consiste na criação de um microssatélite do tamanho de uma lata de coca-cola, através de uma série de módulos pré-criados, e a criação de um sistema de recuperação (paraquedas) capaz de reduzir a velocidade terminal do microssatélite para valores entre 12 e 6 m/s, programação do microssatélite para que este enviem valores de pressão e temperatura para uma estação base em terra e finalmente tratamento e apresentação de resultados.

O Cansat Portugal é dirigida a alunos do secundário, os alunos têm de conceber/testar e aplicar todo o projeto, que têm como ponto alto o lançamento do microssatélite de foguetão a uma altura de cerca de 1000 metros.

Nestes 4 dias os TugaSpace , equipa constituída pelos alunos do 9ºa no, Afonso Teixeira, Bella Boothman, Cândida Cabecinha, José Francisco, Inês Gaspar e Mariana Veríssimo, acompanhados pela professora Margarete Lopes, tiveram a oportunidade de participar de todos os desafios lançados aos alunos de secundário.

No primeiro dia, realizaram a apresentação do projeto desenvolvido e testaram o paraquedas num lançamento de balão meteorológico a uma altura de cerca de 150 metros.

No segundo dia, tiveram a oportunidade de lançar o seu microssatélite de foguetão. Infelizmente deixaram de receber telemetria quando o foguetão passou os 550 metros. O microssatélite não estava completamente pronto para a crueldade do espaço para, acelerações de mais de 20 G’s, porém desceu com precisão em completo controlo.

Este insucesso aparente tornou-se numa ótima oportunidade pedagógica, de diagnóstico do problema.

Por último, tiveram a prova da apresentação final em inglês.

Os nossos juniores deixaram uma ótima impressão em Ponte de Sor, quer entre os elementos do júri, da organização, ou restantes competidores. Foi necessária, bastante dedicação, coragem, competência, resistência à frustração e à fadiga, para ter sucesso nesta competição.  

Os nossos alunos tiveram a oportunidade de ver como a física, robótica, biologia, matemática o inglês, etc. são importantes num único projeto. A visão transdisciplinar do Cansat torna-o num projeto de futuro, de inovação, cabendo agora aos TugaSpace a obrigação de passar toda esta experiência aos seus colegas, para que no próximo ano a tradição se mantenha.

Por último os TugaSpace agradecem, à Câmara Municipal da Lousã, ao Agrupamento de Escolas da Lousã e aos Bombeiros Municipais da Lousã todo o apoio, sem o qual nada disto seria possível.