Tendo por princípio que o jardim de infância não é uma ilha no seio da comunidade local e que, nesta, todos e todas podem, de diferentes formas, contribuir para a educação e bem-estar das crianças, as educadoras lançaram o repto às famílias de, em conjunto, construir alguns equipamentos para instalar no espaço exterior do jardim de infância, proporcionando às crianças novos desafios, experiências e atividades que potenciem o seu desenvolvimento psicomotor, a sua socialização e imaginação.
No sábado, dia 23 de abril, alguns pais e mães apresentaram-se com as suas ferramentas e disponibilidade, para dar corpo aos projetos pensados pelas Educadoras. Assim, com algum sacrifício dos seus tempos livres, mas com muita vontade e entusiasmo, a obra foi nascendo, e o que era para ser uma manhã de trabalho, rapidamente evoluiu para um dia inteiro de boa vontade.
De troncos e de paletes surgiram, bancos, um baloiço, um carro e um autocarro, uma bateria para percussão, que farão a alegria das crianças, proporcionando-lhes novas situações de jogo lúdico e simbólico, desafiando a sua imaginação e criatividade.
Os pais e mães que compareceram foram fundamentais, pois sem eles e elas não teria sido possível concretizar este projeto. Esta atividade acabou por ser uma festa e um são convívio, que produziu obra, para além das expetativas.
Em breve haverá uma segunda iniciativa e, com o apoio de todos e todas, continuarão a ser construídos mais alguns equipamentos para as crianças do JI de Serpins.
Veja o vídeo que mostra como foi feito e o resultado final: