Fake News em debate no Parlamento dos Jovens

Nos dias 11 e 13 de janeiro, os alunos da Escola Secundária da Lousã que participaram na edição deste ano do Programa Parlamento dos Jovens, e tiveram a oportunidade de assistir a duas sessões no âmbito do tema escolhido para este ano – ”O Impacto da Desinformação na Democracia”. Ambas as sessões foram dinamizadas por ex-alunos do AEL.

Na primeira, José Luís Santos, com uma vasta carreira académica e pessoal que se cruza com questões de cidadania, desenvolveu o tópico “Fake News, Jornalismo e Democracia”, esclarecendo o tipo de sites que compartilham notícias falsas, as diversas formas de fake news e as suas motivações. Partilhou, igualmente, algumas das suas preocupações sobre os perigos que as notícias falsas podem constituir para a democracia e forneceu algumas dicas que facilitam a sua identificação. É importante, na sua opinião, que se faça um forte investimento na educação digital e no desenvolvimento de um espírito crítico na leitura das notícias.

A segunda sessão foi dinamizada pelo jovem Tomás Batista, que ao longo do seu percurso escolar no nosso Agrupamento sempre revelou uma forte intervenção cívica, tendo por várias vezes participado no Parlamento dos Jovens, e que está agora a frequentar o curso de Relações Internacionais. Inicialmente, o Tomás alertou para as consequências negativas que as fakes news podem ter na democracia, nomeadamente em épocas de campanha eleitoral como a que se vive neste momento. Numa segunda parte, esclareceu os alunos sobre as diversas fases do Programa Parlamento dos Jovens e indicou algumas estratégias a usar, de modo a que os atuais alunos consigam uma boa prestação.

Em ambas as sessões os alunos foram muito participativos, colocando questões e manifestando as suas opiniões.

O AEL agradece aos ex-alunos José Luís Santos e Tomás Batista a colaboração que mais uma vez deram junto dos atuais alunos.

Mais informações:

Parlamento dos Jovens: https://jovens.parlamento.pt/Paginas/default.aspx