O AEL, como o apoio da Câmara Municipal da Lousã, implementou, neste ano escolar de 2021/2022, uma nova plataforma de gestão escolar INOVAR+, que inclui diversas áreas de gestão escolar (pedagógica, ação social escolar, pessoal, gestão do património; contabilidade) e uma área de consulta para alunos e encarregados de educação com mais informações. Esta plataforma, além do acesso através da internet, disponibiliza também aplicações móveis para sistema Android e IOS. O projeto foi pensado para a integração com a plataforma SIGA (sistema que gere transportes escolares e refeições no pré-escolar e 1º ciclo da EB de Santa Rita e EB Casal de Sto. António) e também com os sistemas de informação da Autarquia, na perspetiva da transferência de competências da Educação para o Município, prevista para o mês de março de 2022.
A plataforma GIAE deixa de funcionar, tendo as informações e os saldos dos cartões sido migrados para a plataforma INOVAR+. Mantêm-se os procedimentos do carregamento dos cartões para os alunos que frequentam a Escola Básica nº1, a Escola Básica nº2 e a Escola Secundária da Lousã. Recomenda-se a leitura das informações neste artigo.
Neste projeto, a CML assumiu ainda a renovação dos cartões dos alunos e dos trabalhadores, com sistema contactless, tendo em vista que o mesmo cartão de identificação possa vir a ser também utilizado para acesso a outros serviços no concelho.
Este investimento e o esforço despendido na alteração do sistema de gestão escolar concorre para a concretização dos objetivos do Projeto Educativo 2019-2021, nomeadamente: simplificação dos procedimentos administrativos; libertar os docentes de algumas tarefas burocráticas que eram redundantes; melhorar a informação e a comunicação com os alunos e encarregados de educação; melhorar a integração de sistema de informação; melhorar a comunicação interna e externa.