Realizaram-se nos dias 26 e 27 de julho as apresentações das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos finalistas dos Cursos Profissionais Técnico de Gestão e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores.
A PAP é a prova com a qual culminam os cursos profissionais e corresponde à apresentação de um projeto que mobiliza as capacidades e saberes que foram desenvolvidos ao longo dos três anos da formação.
Foi assim que, na área de Gestão, os alunos apresentaram os seguintes planos de negócios: Bio Land; Babysitting, Jóia Rara, 5 Sabores de Cada Cor; SomeWere for you, Airbnb e Bike House, todos eles ligados à valorização, de uma forma sustentável, dos recursos endógenos da região e com o propósito de criação do próprio posto de trabalho e servindo de alavanca à dinamização económica local.
Já os alunos de Eletrónica, Automação e Computadores deram a conhecer os protótipos: Covid 19 – Controlo de Acesso de Entradas por Temperatura Corporal, Candeeiro Solar, Manutenção do Parque Informático (Restauro de Imagens em Rede), Portão Eletrónico com Comando, Espelho Inteligente com Raspberry PI, Smart House, Jogo DrunkCar, Carregador de Telemóveis Solar, Estacionamento Inteligente e Bancada Didática de ITED.
Para a apreciação das PAP’s do Curso de Eletrónica, Automação e Computadores o Agrupamento contou com a colaboração do ex-professor, Eng.º Aristides Adão, e do Eng.º Carlos Soares, este em representação dos Elevadores Padrão. Para o Curso de Gestão, estiveram presentes o Eng.º Orlando Ferreira por parte da Louzanpel e o ex-aluno Telmo Francisco em representação da GEREFM. Estes júris externos felicitaram os alunos e os professores envolvidos pela qualidade dos projetos apresentados.
Os alunos que agora terminam, para além da realização dos três anos de atividades letivas, efetuaram recentemente a Formação em Contexto de Trabalho em empresas e instituições. De notar aqui o esforço e envolvimento das empresas, professores e alunos que, apesar das incertezas que se levantaram perante a pandemia COVID-19, deram mostras da sua resiliência. Neste âmbito, foram também recebidos os melhores elogios, plasmados nas classificações obtidas, dada a qualidade do trabalho desenvolvido, sendo que, vários foram os alunos convidados a ingressar nas respetivas empresas.
A Direção do Agrupamento de Escolas da Lousã, aproveita para, publicamente, manifestar o seu agradecimento às empresas que ao longo dos anos têm acolhido os alunos em Formação em Contexto de Trabalho, e assim colaborado para melhorar ainda mais a formação académica, técnica e pessoal dos nossos alunos, contribuindo para valorizar esta vertente de ensino que, além de permitir o prosseguimento dos estudos, proporciona uma formação prática capaz de melhor integrar os alunos no mercado de trabalho ou prosseguir o ensino superior.
Aos alunos, ficam os votos de felicidades pessoais e profissionais/ académicas, na certeza de que são exemplos que dignificam a qualidade do ensino no Agrupamento de Escolas da Lousã.