O Jardim de Infância de Serpins obteve o 1º Prémio, no Concurso Regional promovido pelo Programa Eco-Escolas em parceria com as Águas do Centro Litoral, relativo ao Projeto “O Mar Começa Aqui”.
Este Projeto consistiu na pintura de sarjetas, com a finalidade de alertar e sensibilizar a comunidade local, em geral, e a comunidade escolar, em particular, para a necessidade de impedir a deposição de resíduos (como óleos alimentares, garrafas, beatas, sacos plásticos…) naqueles dispositivos de recolha das águas pluviais, quer através do arrastamento das águas da chuva, quer através da atividade humana. A adoção destes comportamentos sustentáveis não permitirá que o lixo se introduza nas sarjetas e, consequentemente, seja conduzido, pelos coletores subterrâneos, até aos rios, lagos e mares, poluindo os ecossistemas aqui existentes.
As crianças, das duas turmas do Jardim de Infância de Serpins, pintaram duas sarjetas: uma no recreio, outra na rua contígua ao estabelecimento educativo. Escolheram pintar a água e dois peixes (a truta e o barbo) autóctones do rio Ceira, que atravessa a povoação de Serpins. Esta decisão surgiu no seguimento da pesquisa, que efetuaram, sobre o destino da água da chuva recolhida pelas sarjetas.
Pintaram o lixo que pode chegar ao rio e ao mar se for depositado nas sarjetas, nomeadamente: um saco plástico, uma casca de banana e uma palhinha. Fizeram um “X” a vermelho junto dos diferentes detritos, mencionando que “Era para as pessoas saberem que é errado pôr o lixo no chão!”. Pintaram os principais eco- pontos e o recipiente para depositar o lixo comum (a preto). Junto destes recipientes fizeram, a verde, o símbolo para assinalar que o correto é depositar o lixo nos mesmos.