Decorreu no dia 12 de maio, na Escola Secundária da Lousã, a segunda sessão da Assembleia Municipal Jovem, onde os jovens deputados apresentaram propostas para melhorar a qualidade de vida dos seniores do concelho da Lousã.
Realça-se a qualidade das 4 propostas apresentadas pelos jovens representantes do AEL e da STATUS, todas bem fundamentadas e com um detalhe que permitiu perceber a sua operacionalização e impacto esperado. Todas referiram os documentos estruturantes do município, como o PDS – Plano de Desenvolvimento Social e o PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, o que demonstra o interesse e o envolvimento dos proponentes orientado para um desenvolvimento local sustentável e alinhado com as necessidades da população locai mais vulnerável.
As quatro propostas apresentadas pelos alunos Adriana Neves, Bruna Santa, Mariana Castro e Tomás Batista, propõem: a criação de mais espaços de convívio nomeadamente ao ar livre, oficinas tradicionais e inovadoras; novos clubes de temas como os jogos de tabuleiro e a leitura; aquisição de tablets e de equipamentos de som para facilitar contactos com a família e facilitar novas amizades; a dinamização de mais atividades desportivas e aquisição dos respetivos materiais, entre outras.
Até à próxima reunião da Assembleia Municipal Jovem , os Jovens Deputados terão que estruturar as suas propostas com maior detalhe, informando como pretendem investir os 6.000 euros do orçamento atribuído para a concretização do projeto vencedor.
O AEL felicita todos os Jovens Deputados pela sua participação, criatividade e sentido de responsabilidade, mantendo-se disponível para apoiar esta iniciativa que promove o desenvolvimento e consolidação dos valores e cidadania, participação e espírito democrático.