Projeto NOX – Plano Nacional das Artes

Decorrem esta e na próxima semana as gravações áudio e vídeo do Projeto NOX, realizado no âmbito do Plano Nacional das Artes, com o apoio da Câmara Municipal da Lousã.

O Projeto NOX é uma obra musical original, do compositor lousanense Hélder Martins, cuja construção foi pensada em torno da contingência pandémica que se vivencia em todo o mundo. Nesta abordagem musical e educativa trabalham-se conteúdos cívicos, ecológicos, históricos, artísticos e culturais, que fomentam a opinião e o olhar crítico sobre o mundo e a vida. A humanitude é o principal conceito e objetivo a transmitir e a trabalhar através desta produção com base no cruzamento disciplinar: música, movimento/expressão corporal, dramatização, imagem.

Esta produção estruturada em 7 quadros (Tradição; O último dia antes do confinamento; Pandemia e confinamento; Introspeção e Epifania; “Se tudo o que existe é fruto do sonho, nunca paremos de sonhar”; NOX – um novo olhar sobre o mundo; Nova tradição em construção) foi preparada com os alunos nas aulas de Educação Musical, de Complemento à Educação Artística (CEA) e na Oficina de Comunicação e Artes de Palco (OCAP), e tendo iniciado no ano transacto teve de ser interrompida devido à suspensão das atividades presenciais.

Em breve será apresentada à comunidade educativa e público em geral.