O AEL é parceiro da ADSCCL – Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares no projeto denominado “Fortaleza d’Afetos”. Este projeto dinamizado pela ADSCCL pretende intervir junto de 300 crianças e jovens Lousanenses, entre os 5 e os 20 anos, combina a experiência do Famílias com Afetos e adiciona metodologias e abordagens inovadoras.
O AEL colaborou na candidatura a este projeto que foi formalizado no dia 20 de novembro, pois os seus alunos e famílias são potenciais beneficiários das ações previstas, numa perspectiva de complementaridade com outras respostas que já existem no AEL ou no concelho.
O projeto Fortaleza d’Afetos é cofinanciado pelo Centro 2030 – Portugal Inovação Social, com investimento social da Câmara Municipal da Lousã, Efapel, Sétima Geração Lda, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã, Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho , Sociedade Filarmónica Lousanense e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Entretanto o trabalho no âmbito deste projeto já teve início com algumas reuniões com docentes e técnicos do AEL, para identificar os alunos e as turmas prioritárias como destinatários das várias intervenções, bem como planear outras ações conjuntas a implementar no presente ano letivo.