AEL na Mostra de Ensino e Formação Profissional

O Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL) esteve presente na Mostra de Ensino e Formação Profissional que decorreu de 13 a 15 de novembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, com um stand onde deu a conhecer muito do que os nossos formandos dos cursos profissionais de Gestão e de Eletrónica, Automação e Computadores têm vindo a desenvolver.

Esta Mostra pretendeu promover o reconhecimento dos cursos profissionais e foi uma forma de divulgar as melhores práticas no ensino e formação profissional cofinanciado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+), demonstrando o impacto e a qualidade das qualificações financiadas por aquele fundo através do programa PESSOAS 2030.

Durante a sessão de abertura o nosso stand foi muito apreciado por uma vasta comitiva presidida pela Diretora-Geral Adjunta do FSE+ da Comissão Europeia, Andriana SuKova que se mostrou muito interessada nos esclarecimentos prestados pelos nossos formandos e que valorizou as situações de integração de imigrantes, igualdade de género e inclusão, que pôde constatar na nossa delegação.

O nosso stand foi muito visitado por jovens, adultos e formadores das muitas escolas públicas e privadas de todo o país que acorreram ao certame, sendo que os nossos formandos foram muito empenhados a prestar esclarecimentos sobre o funcionamento dos materiais expostos.

Paralelamente à Mostra, os nossos formandos puderam assistir à fase final do 46.º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024, que também decorreu no Europarque. Nesta competição, que reuniu jovens, entre os 17 e os 29 anos, em variadíssimas áreas profissionais, a representação do AEL pôde apreciar as competências técnicas necessárias à especificidade de cada prova e observou o rigor e excelência exigidos por jurados altamente qualificados.

Por fim, os formandos do AEL mostraram grande satisfação pela oportunidade que tiveram em expor os seus trabalhos e pelo facto de terem podido expandir os seus horizontes, assistindo a uma competição de alto nível que demonstra o valor e o impacto dos cursos profissionais e da formação profissional, fundamentais para o desenvolvimento das competências dos jovens em Portugal.