MEMÓRIAS E CARTAS DO 25 DE ABRIL

Ao longo do ano letivo, os alunos da turma E do 6º ano, revisitaram memórias e atuaram como agentes de democracia. Como resultado do seu trabalho, foram convidados a visitar a Assembleia da República e a Casa do Parlamento Interpretativo em Lisboa, no dia 15 de maio.

Neste mesmo dia, ganharam o primeiro prémio do Concurso Nacional Escola Virtual, no valor de 1000€, com um projeto que celebra as memórias vivas do período anterior ao 25 de Abril. Este projeto homenageia madrinhas de guerra e mulheres protagonistas, destacando também os valores de Liberdade e Igualdade de Género.

O projeto envolveu a participação de mais de 1400 alunos de todo o país e, na Lousã, contou com a dedicação da turma do 6.º E e das Professoras Isabel Miranda (História), Liliana Brites (Português) e Maria Santos (Cidadania). Com a colaboração de familiares, vizinhos e amigos, os alunos leram cartas, selecionaram fotografias, exploraram diversos materiais, realizaram entrevistas e reencenaram acontecimentos históricos.

No dia 13 de junho, os alunos, professores e a Porto Editora foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal e outros membros do Executivo no Salão Nobre, onde foram incentivados a continuar o seu importante trabalho na consolidação da Democracia e como agentes de mudança.

Estas atividades, integram os projetos MyPolis, eTwinning “Wishing a Rainbow for the World”, “Missão sem Título” do Museu Municipal de Coimbra.

O AEL agradece o envolvimento dos alunos, das docentes, dos familiares e amigos e o apoio do Município.