Orçamento Participativo 2024 – Candidaturas

Mais uma vez, os estudantes do terceiro ciclo do ensino básico e do secundário, através de um processo democrático que acontece em cada escola, vão poder decidir o que querem melhorar nas suas escolas.

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) é um processo democrático que pretende dar voz aos alunos e respostas às suas necessidades e interesses,  promovendo assim o espírito de participação e de cidadania e a valorização da opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.

Nesta edição do OPE-Inclui, mantém-se a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e bem-estar, e os alunos são desafiados a proporem projetos que, no contexto dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, mostrem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva.

Este processo envolve toda a comunidade escolar, podendo assim os alunos participar na elaboração de propostas que serão mais tarde votadas.
O Ministério da Educação disponibiliza para o OPE  1(um) euro por cada aluno do 3º ciclo e/ou do ensino secundário (644 na Escola Secundária) ou, no caso das escolas com um número de alunos inferior a 500 (caso da EB nº1), o valor atribuído será de 500 euros.

Mais informações: https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/ope-inclui

Outras informações sobre o tema da inclusão:  https://escolamais.dge.mec.pt

Para participar, os alunos devem observar e cumprir as seguintes etapas:
1. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 29 de fevereiro/2024;
2. Divulgação e debate das propostas: até 19 de março/2024;
3. Votação das propostas: Entre 20 e 22 de março/2024;
4. Divulgação dos resultados: até ao final de março;
5. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
6. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.

Formulário para apresentação das propostas: aqui

Flyer: OPE 2024- Apresentação