Na semana de 3 a 10 de dezembro deslocaram-se a Bolonha, Itália, a subdiretora do Agrupamento de Escolas da Lousã e os docentes Eunice Lopes, Maria José Cortesão, Ana Cristina Simões, Jaime Soares e o Psicólogo Pedro Tiago Costa, para participarem no curso “Soft Skills and Emotional Intelligence for teachers and educational staff”, referente a mais uma Mobilidade do Projeto KA1 Erasmus+ no Ensino Escolar (2023-1-PT01-KA121-SCH-000119413), integrada no Plano de Ação da Acreditação do AEL neste âmbito.
O curso teve a duração de 35 horas, durante as quais foi possível adquirir várias competências relacionadas com valores de cidadania, empatia pelo outro, espírito de liderança e de trabalho em equipa, resolução de conflitos e autorregulação emocional.
Esta experiência proporcionou também aos participantes, a oportunidade de interagirem com colegas de outros países europeus, conhecerem novas culturas, costumes e línguas, trocarem ideias e diferentes pontos de vista e participarem em momentos de lazer, incrementando as relações pessoais. Foi, ainda, uma mais-valia para a aprendizagem de novas estratégias e ferramentas de ensino. Considera-se que, deste modo, os objetivos definidos foram cumpridos na íntegra, revelando-se este curso muito útil para a implementação de estratégias inovadoras entre a comunidade escolar e, também, para a concretização do Projeto Educativo do AEL.
Encontram-se agora em preparação as próximas atividades Erasmus+, a saber, Job-shadowing a realizar em Helsínquia (Finlândia) no início de abril de 2024 e ainda, no âmbito do Erasmus+ no Ensino Profissional, a realização de um estágio em Cork (Irlanda), em maio, em que participarão 12 alunos do Agrupamento, a par com um Job-shadowing para docentes.