AEL recebe Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”

Decorreu no dia 20 de outubro de 2023 a entrega do Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”, atribuído a 404 Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas, havendo 89 escolas na região Centro que obtiveram este reconhecimento.
 
O AEL, mais uma vez, obteve esta distinção pelas iniciativas e ações concretas de prevenção e, também, pela atuação perante casos de bullying ou de violência, seguindo as boas práticas e os procedimentos indicados pelo ME. O diretor do AEL recebeu esta distinção na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. 
 
O Diretor Geral da Educação, Dr. Pedro Cunha, que presidiu a esta cerimónia destacou a importância das escolas e respetivas comunidades estarem empenhadas e serem ativas na prevenção e no apoio aos alunos que são vítimas e também aos agressores, procurando quebrar o “ciclo da violência” e estimular a cidadania positiva, terminando com o convite: «Vamos Educar para os Afetos e Prevenir a Violência!»
 
A criação de ambientes seguros e de respeito mútuo depende dos alunos, do acompanhamento na escola, mas essencialmente da ação educativa e da supervisão dos pais e famílias, uma vez que em muitos casos as situações decorrem em horário não escolar ou fora do espaço escolar, mas envolvendo elementos da comunidade educativa. É igualmente importante os pais estarem atentos aos alunos mais novos, pois as situações de comportamentos desajustados têm vindo a aumentar e é fundamental que existam uma boa articulação escola-famílias e não sejam relativizados alguns comportamentos.