JI de Serpins obteve 1.º lugar no concurso “O Mar Começa Aqui”

O concurso “O Mar Começa Aqui” é uma iniciativa conjunta do programa Eco-Escolas, ABAE e Autarquias que tem como objetivo central sensibilizar crianças e jovens para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, em particular da água.

Partindo da mensagem de “que tudo o que cai no chão vai para o mar”, procura-se educar para uma cidadania ativa, sensibilizando a comunidade educativa que, desperta para o problema, se mobiliza e age, através de pequenos gestos e ações, capazes de começar a fazer a diferença.

Ao longo de todo o ano letivo, as crianças do JI de Serpins desenvolveram vários projetos/atividades na área da educação ambiental, abordando os problemas ambientais e a necessidade de preservação dos ecossistemas, nomeadamente, da região da Serra da Lousã, bem como nas boas práticas a adotar para a sustentabilidade ambiental e a biodiversidade com enfoque na poluição dos mares e oceanos.

As crianças, com a sua imaginação e criatividade, responderam ao desafio de conceber um desenho transposto para a pintura de uma sarjeta, onde se expressa a ideia de que o lixo que se deita para o chão tem grande probabilidade de ir parar ao mar poluindo-o e afetando toda a vida nos mares.

As crianças representaram graficamente, o que descreveram como sendo um trabalho de equipa com o objetivo de limpar todo o lixo do Oceano tornando-o mais bonito e agradável para viver. O polvo Felisberto, animal marinho muito inteligente, em trabalho de equipa reuniu os seus amigos peixinhos coloridos e, em conjunto, decidiram limpar todo o lixo que encontraram no Oceano, colocando-o nos ecopontos corretos, que colocaram na praia.

Foi um trabalho difícil pois os lixos estavam sempre a chegar ao mar, mas o polvo Felisberto, com os seus oito braços, e os seus amigos tinham decidido não desistir. Eles queriam que os humanos percebessem o que fazer com todos os resíduos que produzem. Alertando que todo o lixo que se deixa no chão vai ter ao mar e que a solução passa por reciclar e colocar todo o lixo nos ecopontos corretos, dando-lhe uma nova vida. O polvo Felisberto e os seus amigos peixinhos estavam muito felizes por terem feito um trabalho tão importante para todos.

Este trabalho foi premiado com o 1.º lugar no concurso regional patrocinado pelas Águas do Centro Litoral. Parabéns às crianças do JI de Serpins, às Educadoras e às assistentes operacionais que apoiam a ação educativa.