Simulacros no AEL

Nos dias 13 e 14 de abril realizaram-se os simulacros nas Escola Básica nº1, Escola Básica nº 2 e Escola Secundária da Lousã.

Estes exercícios, que têm o propósito de testar procedimentos internos de segurança, decorreram muito bem no que respeita ao tempo e ao modo de evacuação dos alunos e dos trabalhadores nas três escolas.

Na Escola Básica nº1 o exercício de simulacro incluiu duas hipotéticas, um incêndio numa das salas de físico-química e uma situação de paragem cárdio respiratória de um trabalhador, tendo sido mobilizados os Bombeiros Municipais e também testada a reação dos trabalhadores do AEL com formação em suporte básico de vida/desfibrilhadores automáticos externos (SBV/DAE). Também estes exercícios decorreram muito bem.

Os simulacros foram acompanhados pela direção do AEL, por dois vereadores da CML e por um formador da Escola Nacional de Bombeiros, tendo sido avaliados e identificados alguns aspetos que poderão ser melhorados para facilitar a intervenção de socorro e nas infraestruturas escolares atuais, assim como a considerar nos estabelecimento que vão ser requalificados.

Nos outros estabelecimentos de ensino do AEL estão também a realizar-se simulacros e evacuação aos longo do mês de abril e maio.

O AEL agradece a colaboração dos alunos, dos docentes e dos trabalhadores não docentes, bem como a cooperação dos Bombeiros Municipais e o apoio do Município da Lousã.