Sessões de Mindfulness no 1º ciclo

O Programa de Mindfulness “Crescer Feliz na Escola”, da Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal da Lousã, está a decorrer, em sessões semanais, com 10 turmas de 1º CEB do Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL), desde o dia 2/11/2022.

Nas primeiras sessões realizadas este ano letivo, os alunos tiveram a oportunidade de contactar, através de experiências sensoriais, com práticas de Mindfulness – “Atenção Plena” – em contexto educativo. As crianças foram convidadas a parar, no meio do dia-a-dia agitado, para encontrarem um lugar calmo e silencioso, que existe dentro de cada um de nós quando estamos focados, conscientes e estáveis mental e emocionalmente.

Através de exercícios e jogos despertamos a atenção das crianças para os detalhes das suas experiências, aprendendo a valorizar “pequenos” momentos agradáveis.

Uma vez que a criança é naturalmente ativa, usando estas técnicas consegue-se promover a consciência do corpo, aprendendo a descontrair e a libertar tensões físicas, e pensar conseguindo uma concentração com maior clareza, além de fomentar o bem-estar e a saúde física, mental e emocional dos alunos e adultos.

As crianças ainda terão a oportunidade de participar em Sessões de Família “Pais & Filhos”, que decorrem mensalmente, entre dezembro/2022 e maio/2023, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro. Os pais poderão inscrever-se livremente nestas sessões, através de uma formulário, disponível no seguinte link:

Os pais e encarregados de educação também terão um momento especial de introdução e de prática de Mindfulness no âmbito da parentalidade. A próxima sessão será no dia 30/1/2023. As inscrições devem ser realizadas neste link:

O Projeto de Mindfulness – “Programa Crescer Feliz na Escola – Meditar e Relaxar para Concentrar”, é promovido pela Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal da Lousã e é desenvolvido no âmbito do Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra. A Equipa Multidisciplinar é cofinanciada pelo CENTRO 2020, Quadro Portugal 2020 e tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra através do projeto Realiza-te.