“Missão sem título” IIª edição

No Ecomuseu da Serra da Lousã (Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos), de 2 de novembro a 31 de dezembro de 2022, decorre a exposição de alguns trabalhos das turmas 6D e 6G, do projeto “Missão sem Título” do Museu Municipal de Coimbra II Edição – ciclos hidrológicos do rio Mondego e sua bacia hidrográfica. 

Esta exposição com nova narrativa, articula-se com a exposição temporária – Aquedutos de Portugal – do Dr. Pedro Inácio, Diretor do Museu da Água da EPAL. O Museu está aberto de terça a sábado, das 9h00 às 17h30.

A visita do autor e fotógrafo da exposição temporária, Dr. Pedro Inácio, foi no dia 26 de novembro (sábado), às 16h00, no Ecomuseu da Serra da Lousã (Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos). Na representação das turmas estiveram presentes as respetivas Diretoras de Turma, Isabel Miranda e Maria Santos. Corresponderam ao convite as Sras. Representantes de Encarregados de Educação, delegado, subdelegado de turma e embaixador digital. Estiveram também presentes a professora Ana Palrinhas, representando a Direção do AEL e Eco escolas EBn1, assim como as professoras Ana Abrantes e Ana Lima – Eco escolas da Ebn2. Do Museu estiveram presentes o Vereador Dr. João Santos, o Dr. Vítor Maia Costa e a Dra. Mónica Martins. 

Este projeto, com continuidade, neste ano letivo, tem como enfoque o apelo à imaginação e criatividade dos alunos, assim como a aplicação e aquisição de conhecimentos, envolvendo também as famílias (4 gerações familiares), numa articulação interdisciplinar, de acordo com as solicitações de cada estímulo.

A exposição foi o primeiro estímulo para a participação no projeto “Missão sem Título” do Museu Municipal de Coimbra III Edição. Os trabalhos expostos serão reutilizados pedagogicamente na sala de aula, numa perspectiva dos domínios de articulação curricular (DAC), nas disciplinas de História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, sendo avaliados com os critérios de avaliação destas disciplinas para este ano letivo.

Este projeto concorre ainda para a concretização do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), para o Plano Nacional das Artes (PNA) e para o projeto Eco-Escolas.