As Olimpíadas Internacionais de Física decorreu entre 10 e 18 de julho, e este ano foi organizada de forma online, pela Suíça. Inicialmente, esta atividade esteve programada de forma presencial para a Bielorrússia, mas, devido à situação de guerra, foi cancelada.
A delegação portuguesa, que integrou o aluno do AEL Afonso Bandeira, reuniu-se para realizar esta prova no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Esta participação foi antecedida de fases regionais e nacional e exigiu uma boa preparação dos alunos participantes.
Esta prova exige um nível de conhecimentos que vai muito para além das aprendizagens essenciais previstas para o ensino secundário de Física, envolvendo um grande esforço por parte dos estudantes participantes. O aluno do 12º ano alcançou uma menção honrosa, que muito orgulha a comunidade educativa da Lousã. O AEL felicita o aluno pelo seu esforço e competência, bem como os docentes que o ajudaram no seu percursos escolar.
As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física e com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.
Outras informações aqui.
(Foto: Notícias de Coimbra)