
A autoavaliação de uma escola é um processo levado a cabo por toda a comunidade educativa e tem por objeto de estudo o funcionamento da escola e a qualidade da formação adquirida pelos seus alunos e alunas.
Cabe à Equipa do Observatório a tarefa de recolher o maior número possível de informações relevantes e disponibilizá-las à comunidade, de modo a obter a sua contribuição para a elaboração de um diagnóstico fidedigno e construtivo. Deste diagnóstico resulta a identificação de áreas prioritárias que requerem a intervenção através de planos de melhoria, cuja monitorização permite garantir a sua eficaz implementação.
Deste ciclo contínuo de autorregulação pretende-se um impacto positivo real no serviço educativo prestado no AEL, que permita atingir um nível de excelência e assim beneficiar a vida futura dos nossos alunos e estar mais próximo de cumprir as expetativas da comunidade local à qual pertencemos.
Desde 2019 que está em execução um Plano de Melhoria do AEL, ambicioso e abrangente que, apesar dos constrangimentos vivenciados – talvez os mais exigentes das últimas décadas -, se mantém em implementação e tem alcançado bons resultados. Queremos manter esta aposta na qualidade!
Precisamos da ajuda e do envolvimento de Todo(a)s e a participação de cada um(a) começa com uma resposta sincera e construtiva, aos inquéritos de autoavaliação para alunos, encarregados de educação, docentes e não docentes, e também apresentando sugestões/contributos que entendam úteis e podem partilhar com a Equipa do Observatório, através do endereço eletrónico autoavaliação_ael@aglousa.com.
A partir da próxima segunda-feira, dia 18 de abril, estará disponível no INOVAR/Consulta um inquérito para todos os encarregados de educação e um inquérito para os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Os docentes e o pessoal não docente do AEL receberão no seu e-mail profissional o inquérito da Autoavaliação
Contamos com Todo(a)s!
A Equipa do Observatório do Agrupamento (EOA)