SENSIBILIZAÇÃO PARA A EPILEPSIA

No dia 23 de fevereiro, o CAA – Multideficiência da EB n.º 1 da Lousã dinamizou uma atividade no âmbito do Dia Internacional da Epilepsia, celebrado neste mês, com o objetivo de promover o conhecimento/esclarecimento e sensibilizar para esta doença que noutros tempos era um estigma.

O CAA não deixou passar esta data, tão importante para promover a inclusão social, informando sobre os sinais de alerta e de como ajudar as pessoas com epilepsia.

Esta iniciativa contou com a participação das turmas do 3.º D e 4.º E, que integram alunos do CAA – multideficiência, e os alunos da sala mediadora de aprendizagem.

Os discentes envolvidos tiveram a oportunidade de visualizar uma história adaptada e um PowerPoint alusivo ao referido tema que foi explorado pelas duas docentes de Educação Especial do espaço supracitado. Por último, realizaram ainda uma atividade lúdica, neste caso, uma sopa de letras relacionada com a epilepsia. Todos demonstraram interesse pelas atividades propostas de forma entusiasta, participando e questionando sobre o tema, tendo mostrado curiosidade em conhecer e saber como proceder nessas situações.

É com a realização destes pequenos momentos de partilha de conhecimento que se vai desmistificando a epilepsia, abrangendo a diversidade sempre em prol de uma verdadeira inclusão com vista à melhoria da qualidade de vida.