Decorreu no dia 8 de novembro o Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, tendo participando 4 dos 6 docentes que integram a Equipa Ubuntu no AEL.
Este encontre reuniu mais de 1250 participantes, entre alunos, docentes, diretores de escolas, promotores da Academia Ubuntu, contando ainda com a presença do Ministro da Educação, do Secretário de Estado da Educação, do Presidente da Calouste Gulbenkian e ainda uma mensagem vídeo do Presidente da República.
Foi um encontro em que as escolas que estão mais avançadas neste projeto partilharam experiência, motivando as escolas que agora iniciam a sua experiência, sendo de referir que esta academia está implementada, ou a ser implementada, em mais de 150 concelhos e 400 escolas.
A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto que valoriza a contribuição de cada um, acolhe a riqueza da diversidade, reconhece e respeita o valor de cada nova perspetiva e deixa-se inspirar pelo exemplo de outros. Reconhecendo o desejo partilhado de construir um mundo melhor, fortalece-se a esperança e a motivação para assumir a responsabilidade na transformação das realidades onde cada um se sente chamado a intervir. O lema deste projeto é: “Eu sou porque tu és; Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas. (Conceito Ubuntu)”
A Equipa Ubuntu no AEL ja participou em duas sessões de formação e capacitação não presenciais, seguindo-se a participação em 2 sessões presenciais nos próximos dias 24 e 25 de novembro.
A “Semana Ubuntu” está agendada para a última semana do 2º período do presente ano letivo.
Saber mais sobre o Projeto Academia de Líderes Ubuntu
Testemunhos onde o AEL também participa – Padlet