Informamos que o AEL estabeleceu mais uma parceria, a RAP – Resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, que surge como resposta complementar e especializada ao Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica “6 em Rede”, pertencente à Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, encontrando-se em funções desde o dia 15 de setembro de 2021, com a alocação de duas Psicólogas.
A RAP tem como objetivo ir ao encontro das crianças e jovens que necessitam de intervenção e acompanhamento psicológico, no âmbito de violência doméstica (maus tratos físicos, psicológicos/emocionais e exposição à violência interparental/conjugal), violência de género e de violência no namoro, assumindo a valência uma itinerância que permite uma resposta de proximidade, flexível e adaptada às necessidades.
O encaminhamento para acompanhamento é realizado, de acordo com procedimentos previamente protocolados, procedendo-se de seguida uma avaliação e posterior seguimento de caso. Este encaminhamento e a articulação é assegurado pela EMAEI, depois de uma 1ª avaliação da situação no AEL.
A intervenção da equipa técnica no apoio à criança/ jovem vítima pretende ser de carácter breve, curto a médio prazo, e de metodologia focada no trauma.
Os atendimentos serão, em princípio, efetuados no espaço escolar (em situações ocasionais noutros locais), em datas previamente acordadas.
Este encaminhamento e articulação é efetuado pela EMAEI, depois de uma 1ª avaliação da situação, mantendo-se em primeiro lugar a sinalização e encaminhamento dos casos através da Ficha em uso no AEL.