Sessão sobre “Indisciplina” para docentes

Hoje, durante a tarde, mais de 90 docentes do AEL participaram voluntariamente numa ação de reflexão sobre o tema “indisciplina”, dinamizada pela equipa de psicólogos dos AEL.

“Não há receitas”, mas existem estratégias para prevenir e atuar. Foi uma sessão muito interativa e participada participada, na qual os docentes expuseram os seu ponto de vista e experiência sobre o que é “indisciplina”, possíveis razões explicativas para as atitudes e comportamentos menos adequados, assim como os contextos que podem ser mais ou menos propícios às ocorrências de índole disciplinar.

O número de ocorrências e a gravidade de situações disciplinares verificadas em anos anteriores, não são muito elevados, nem de elevada gravidade, quando comparados com outras realidades escolares. Contudo o fenómeno da indisciplina é uma preocupação, e um aspeto a melhorar identificado pelos vários elementos da comunidade educativa, através das ações de autoavaliação do AEL do reporte através das estruturas de supervisão educativa. 

A melhoria dos comportamentos e das atitudes de alguns alunos, que perturbam o bom ambiente escolar, é uma preocupação inscrita no Projeto Educativo e, mais recentemente, é uma das ações estratégicas aprovada pelo Conselho Pedagógico para o Plano de Ação de melhoria 2021-2022.

 A Direção do AEL agradece o trabalho e a capacidade de dinamização das equipa de Psicólogos, assim como a forma participativa como os docentes contribuíram para enriquecer esta sessão de trabalho.