A Assembleia Municipal Jovem da Lousã – espaço e tempo de debate entre jovens do concelho, onde estes expõem ideias para o presente e o futuro do município – decidiu hoje o tema a debater em 2021, na primeira reunião decorrida na STATUS.
Após a eleição da mesa, os jovens decidiram que o tema a trabalhar será enquadrado na área social e que as propostas a apresentar deverão beneficiar os idosos.
As próximas reuniões da Assembleia Municipal Jovem serão presididas pela Mariana Matias, aluna da STATUS, e secretariadas pelo Gonçalo Sequeira da mesma escola e pela Mariana Castro do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas da Lousã, conforme as votações dos jovens deputados.
Nas próximas reuniões, agendadas para 12 e 26 de maio, os Jovens Deputados irão partilhar os problemas que mais os preocupam e propor estratégias concretas que contribuam para as soluções.
De referir que, em 2020, a Assembleia Municipal Jovem foi interrompida pela COVID-19, não tendo sido possível, à jovem Deputada Mariana Matias, também eleita a 15 de janeiro de 2020 para presidente da Assembleia, exercer o seu mandato.
O projeto da Assembleia Municipal Jovem iniciou-se em 2019, com o tema Ambiente e Sustentabilidade, tendo sido colocados pequenos ecopontos nos Mirantes da Lousã e em outros locais acordados com os jovens, e sido criado um novo circuito de recolha seletiva de resíduos para esse fim.