Sessão para Pais e Encarregados de Educação de Aluno(a)s do 9º ano

Na próxima sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2021, pelas 18:00 horas, terá lugar uma sessão online, para apoiar no esclarecimento da temática orientação vocacional, de modo a que os pais e encarregado(a)s de educação possam ajudar os seus/suas educando(a)s a tomar uma boa decisão relativamente ao seu prosseguimento de estudos.

Esta sessão será dinamizada pelas psicólogas encarregues da orientação vocacional dos alunos e alunas do 9º ano.

O link para o acesso à sessão através do Google Reuniões /Meet foi disponibilizado no email enviado aos encarregados de educação do 9º ano.

O desenvolvimento vocacional de cada pessoa é um processo que se inicia desde cedo, na infância, pelo que a família desempenha um papel muito importante ao longo do mesmo.

A construção do projeto vocacional está intimamente relacionada com a construção da identidade do jovem, que terá como desafios conhecer-se, relacionar e integrar os seus valores, necessidades e expetativas (sobre si mesmo e dos outros, principalmente dos pais). Os jovens vão sentindo, progressivamente, a necessidade de marcar a sua posição, pensar e decidir por si próprios, o que é fundamental para se apropriarem da sua história de vida e aumentarem o nível de comprometimento com as suas escolhas.

Neste sentido, o Agrupamento de Escolas da Lousã vem por este meio convidar os pais e encarregados de educação dos alunos do 9º ano de escolaridade a participarem na sessão online “9º ano… E agora?”, dinamizada pelos Serviços de Psicologia e Orientação, com o objetivo de explorar qual o papel da família na construção deste projeto vocacional e qual a melhor forma de ajudarmos os nossos alunos a fazerem as suas escolhas e a tomarem decisões sobre o que desejam vir a ser e fazer.

Esta ação integra-se no âmbito do Plano de Melhoria do AEL, tendo em vista a melhoria do serviço educativo prestado.