Os alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, André França e João Simões, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), foram os autores do projeto que dotou a entrada da Escola Secundária da Lousã com um candeeiro solar autónomo.
Esta iniciativa teve como objetivo a melhoria das condições de iluminação noturna do recinto escolar, bem como a redução substancial dos consumos energéticos.
O projeto utiliza tecnologia LED PRO acionada automaticamente por um interruptor crepuscular nela inserido, e representa um baixo custo de produção.
O funcionamento da luminária está dependente dos níveis de exposição solar, estimando-se que, em média, permaneça acesa mais de 6 horas/dia, contribuindo assim para numa poupança de 12,82€/mês e 153,9€/ ano, sendo o seu “payback time” de 2,7 anos.
Na realização deste projeto os alunos, os professores Américo Matias (orientador da PAP) e José Gomes contaram ainda com a colaboração dos assistentes operacionais António Paiva e Manuel Alves.
Este é foi mais um projeto que contribuiu para o objetivo da melhoria da eficiência energética do AEL, tal como outros anteriores – projeto GAME, a substituição/ conversão e reforço da iluminação LED, interior e exterior, na Escola Secundária e na Escola Básica nº 2 da Lousã.
A direção do Agrupamento felicita e agradece todos os envolvidos, que têm contribuídos para a concretização de objetivos do Projeto Educativo do AEL.