Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Os alunos das turmas C e D do 10º ano participaram nos dias 25 e 26 de novembro, no Museu Álvaro Viana de Lemos, no encontro dinamizado pela ONG “Saúde em Português” intitulado “Mercadoria Humana 4”.

Nesta iniciativa os alunos tiveram oportunidade de ver uma exposição de fotografias que apelavam, de forma profunda, à consciencialização sobre o tráfico de seres humanos. No debate que se seguiu, os alunos foram sensibilizados para as diferentes formas de que esta exploração se reveste e para o facto de acontecer em todas as geografias e estratos sociais.

“Na minha opinião, a apresentação foi muito boa, fizeram-nos perceber muito melhor o assunto, tendo sido realçada a imensidão deste crime. O que mais gostei foi a utilização de fotos para nós interagirmos e interpretarmos os vários significados que elas continham. Ensinaram-nos como deveremos agir no caso de presenciarmos uma situação de violência e como nos devemos proteger, até na utilização das redes sociais. Aprendemos que são traficadas mais crianças e mulheres e que este crime é condenado como uma violação dos direitos humanos.” – comentou um aluno. 

Atendendo também à celebração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, foi dada particular ênfase à vulnerabilidade das mulheres e das crianças, mas não foram esquecidos os sem-abrigo, os trabalhadores precários ou até os jovens que são seduzidos para o mundo do futebol e da moda, por exemplo, onde, algumas vezes, são tratados como “mercadoria”.

Por fim, houve oportunidade para a reflexão sobre realidades próximas.