Prevenir dependências, riscos e comportamentos online

O uso das tecnologias e as relações sociais apoiadas redes sociais colocam desafios aos internautas, mas também aos educadores (professores, pais, etc.).
 
É muito importante ter consciência dos riscos do uso da tecnologias, assim como capacitar os utilizadores para o uso das tecnologias e sensibilizar os pais para monitorizar o uso adequado e responsável, naturalmente respeitando o direito à privacidade e à individualidade.
 
Partilhamos com os alunos, pais e com a comunidade alguns recursos e links de projetos:
 
Guia Dependências Online – editado pelo Centro Internet Segura, através da Fundação Ciência e Tecnologia (FCT), da autoria de Ivone Patrão, que fala sobre as dependências online.
 
Guia para uma Internet Segura – que tem como objetivo garantir que todos os estudantes do ensino básico e secundário utilizam a Internet de forma responsável, crítica e saudável.  Este Guia, na forma de e-book, foi dinamizado em conjunto pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Direção-Geral da Educação (DGE), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Fundação Altice e Microsoft Portugal.
 
Projeto Stop Bullying – projeto desenvolvido em parceria com dezassete escolas de quatro secções europeias da Amnistia Internacional (Itália, Polónia, Irlanda e Portugal) onde se pretendeu contribuir para a redução do bullying e de atitudes discriminatórias entre crianças e jovens.
 
Manual ENABLE  (European Network Against Bullying in Learning and Leisure Environments) –  reúne recursos, atividades de prevenção e de combate ao bullying e ao ciberbullying, dirigidos a alunos, professores, pais, entre outros intervenientes.