O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão proclamaram o “Pilar Europeu dos Direitos Sociais” na Cimeira Social para o Emprego Justo e o Crescimento, realizada em Gotemburgo, na Suécia, em 17 de novembro de 2017.
As turmas C e D de 10.º ano e B,C e D de 12.º ano associaram-se à celebração dos três anos da proclamação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais visitando uma exposição e participando numa sessão de esclarecimento, no auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, no âmbito de uma iniciativa do Centro de Informação Europe Direct da Região de Coimbra.
Na exposição os alunos viram traduzidos os 20 princípios e direitos em favor da equidade e do bom funcionamento dos mercados de trabalho, estruturados em torno de três capítulos: igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho, condições de trabalho justas, proteção social e inclusão.
Na sessão de esclarecimento foram apresentados os princípios aprovados pelo Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia, e Comissão Europeia, no que concerne ao Pilar dos Direitos Sociais, traduzidos estes em iniciativas concretas lançadas a nível europeu.
Houve ainda oportunidade para refletir sobre a defesa destes princípios e direitos na realidade nacional e local.