Provas de Aptidão Profissional dos alunos finalistas dos cursos profissionais

Realizaram-se nos dias 21 e 27 de julho as apresentações das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos finalistas  dos Cursos Profissionais Técnico de Gestão e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores.
A PAP é a prova com a qual culminam os cursos profissionais e que corresponde à apresentação de um projeto que mobiliza as capacidades e saberes que foram desenvolvidos ao longo dos três anos da formação.
Na área da Gestão, os alunos apresentaram os seguintes planos de negócios:
Amor D´ Lingerie, Pet Academy, Srª Delícias, Bolhinha Amorosa, Espaço Music, Alojamento Local, Pretty Events, B.O.X.E CLUB , MUSICMIX , New Era Jungle, GreenWorld , Mini Infantil e HappyEvents – Organização de eventos. Muitos destes planos de negócios estão ligados à valorização dos recursos endógenos da região e têm o propósito alavancar a economia local, designadamente através da criação dos seus próprios postos de trabalho.

Os alunos do 3º ano do Curso de Eletrónica, Automação e Computadores deram a conhecer os protótipos realizados: Trike Elétrico, Prensa de Alumínio, Bicicleta Autónoma, Maquete Didática de Domótica, e Smart
House – Controlada por Raspberry. De destacar que parte destas PAP’s foi realizada com materiais doados pela empresa Schneider aquando da participação do AEL no World Skills Portugal 2020 e que os mesmos passarão a servir como kits didáticos facilitadores da aprendizagem de programação domótica.

Os júris das provas foram constituídos por docentes do Agrupamento e por personalidades de reconhecido mérito dos setores de atividade afins. Na apreciação das PAP’s do Curso de Eletrónica, Automação e Computadores colaboraram o Eng.º António Rodrigues (Efapel) e o Eng.º Carlos Soares (Elevadores Padrão). No Curso de Gestão estiveram presentes a Dr.ª Cristina Isabel  (Afisconta) e o Eng.º Orlando Ferreira (Louzanpel). Estes júris externos felicitaram os alunos e os professores envolvidos pela  qualidade  dos projetos apresentados.

Estes alunos, além do cumprimento dos três anos com atividades letivas, terminaram também recentemente os estágios em empresas e instituições. Salienta-se o esforço e o envolvimento das empresas, professores e alunos que, apesar das incertezas que se levantaram perante a pandemia COVID-19, deram mostras da sua resiliência. Dos seus estágios foram recebidos os melhores elogios pela qualidade do trabalho desenvolvido,
sendo que vários alunos foram convidados a ingressar nas respetivas empresas. Estes alunos, no final do curso profissional podem ingressar no mercado de trabalho ou prosseguir os estudos para o ensino superior.

A Direção do AEL agradece às empresas que, ao longo destes últimos anos, têm acolhido os alunos em formação
em contexto de trabalho, cooperando na melhoria da formação técnica e profissional, valorizando e reconhecendo desta forma os cursos profissionais.

A Direção do AEL deseja  felicidades pessoais e profissionais ou académicas aos alunos que agora terminam o seu percurso escolar, na certeza de que serão exemplos que dignificarão a qualidade do ensino no Agrupamento de Escolas da Lousã.