Chegamos ao final de mais um ano letivo, desta vez marcado por uma pandemia que, de repente, afastou professores, alunos e funcionários, obrigando as escolas e os parceiros educativos a encontrar soluções alternativas.
Felicitamos os alunos e os trabalhadores docentes e não docentes porque, felizmente, tod@s conseguimos escapar a esta doença até este momento. Esperamos que assim continue, pedindo a tod@s que durante as férias sejam prudentes e coloquem em prática, todos os dias, as recomendações que ouviram ou leram na escola.
Expressamos a nossa satisfação pois a maioria dos alunos e dos professores, com o apoio dos pais, conseguiu encontrar formas de trabalho a distância e desenvolver competências no uso das tecnologias de informação e comunicação que, apesar das dificuldades por vezes sentidas, são aprendizagens que serão muito úteis no futuro.
Acreditamos que durante esta situação de afastamento social, sem atividades letivas presenciais, nalguns momentos, muitos alunos (e professores) sentiram saudades do ensino presencial e do convívio na escola. Cremos também que no futuro saberão valorizar e aproveitar ainda mais o espaço e as atividades escolares. Será bom rever-vos em setembro!
Sensibilizamos os alunos e as alunas para que, além do vosso esforço, percebam a importância de sabermos reconhecer e de agradecer às pessoas e entidades que contribuíram para o vosso bem-estar e para a continuidade possível das atividades escolares:
– os professores que se adaptaram de uma forma rápida e trabalharam muito mais horas na preparação de atividades e realizaram muitas horas de formação para melhorar as suas capacidades no ensino a distância;
– os assistentes técnicos e os assistentes operacionais que garantiram a higiene e desinfeção dos espaços, as fotocópias e os cabazes alimentares para os alunos mais carenciados, entre muitas outras tarefas imprescindíveis ao funcionamento do AEL;
– os órgãos de gestão do Agrupamento e os diretores de turma/ professores titulares que procuraram estar atentos, acompanhando as dificuldades e encontrar soluções para os problemas que foram sendo reportados;
– a Câmara Municipal e as empresas que adquiriram e doaram computadores para alguns alunos terem as mesmas oportunidades de acesso à Educação e que apoiaram também na distribuição dos cabazes de apoio alimentar e das fotocópias;
– alguns estabelecimentos comerciais, juntas de freguesia e várias pessoas anónimas que discretamente apoiaram, emprestando ou doando computadores e facilitando a ligação à internet;
– as associações de pais e a associação de estudantes que apoiaram, deram contributos e demonstraram compreensão na implementação do plano do ensino a distância;
– os pais, familiares e amigos que certamente auxiliaram os alunos e alunas nalgumas dificuldades durante estes últimos meses.
Os alunos do 11º e do 12º ano, que retomaram o ensino presencial, merecem também uma palavra especial de apreço pela forma como cumpriram as “novas” normas de funcionamento da escola e pela responsabilidade que demonstraram.
A Direção do AEL deseja-lhes os maiores êxitos nos exames que realizam dentro de alguns dias, recomendando que se mantenham calmos e confiem nas vossas capacidades e aprendizagens, pois certamente conseguirão alcançar os objetivos no acesso ao ensino superior e/ou nos futuros empregos.
As todos os alunos, alunas e famílias desejamos umas ótimas férias com muita diversão, saúde e …. claro, alguns cuidados com o “invisível” COVID!