“Humor Beirão” é o nome da exposição de cartunes que esteve patente no bloco A da Escola Secundária da Lousã, de 20 de setembro a 18 de outubro. Integrada na Festa da Caricatura que trouxe à Lousã vários artistas nacionais e estrangeiros, a mostra de cartunes, da autoria de Carlos Sêco, professor do 1.º Ciclo no Agrupamento de Escolas da Lousã, proporcionou risos e reflexões a quem os apreciou. São desenhos todos eles publicados no jornal Trevim, que retratam a atualidade política local, nacional e internacional. Esta foi uma oportunidade única de conhecer ou rever os trabalhos do cartunista lousanense, já que a exposição foi apresentada pela primeira vez na Lousã, depois de ter sido vista em Penela.
Paralelamente à exposição, além de Carlos Sêco, três outros cartunistas deslocaram-se à Escola Secundária da Lousã para falarem de humor, dinamizando aulas bem diferentes do habitual. Foi o caso de Zé Oliveira (jornal Trevim), Kap (La Vanguardia e Mundo Deportivo) e Malagon (El País, El Mundo e Marca) que, no dia 7 de outubro privaram com os alunos de três turmas. Nos dias 11 e 14 de outubro, foi a vez de Carlos Sêco falar de humor e fazer um cartune idealizado a meias com os jovens que assistiram à sessão dinamizada pelo cartunista lousanense.
A iniciativa é do jornal/Cooperativa Trevim e da HumorGrafe e contou com o apoio da Câmara Municipal da Lousã e Agrupamento de Escolas da Lousã.
22-10-2019