No dia 23 de março, sábado de manhã, decorreu na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, na Lousã, uma ação de curta formação creditada para docentes no âmbito da Inclusão. A ação foi organizada pelos Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL) em parceria com o Centro de Formação Nova Ágora e teve o apoio da Câmara Municipal da Lousã.
Esta ação que reuniu 90 participantes docentes do AEL, de outras Instituições de educação/formação da Lousã e também de outros agrupamentos de escolas, foi orientada pelo Professor Doutor David Rodrigues, docente da Universidade Técnica de Lisboa, membro do Conselho Nacional da Educação, formador em várias universidades nacionais e estrangeiras, autor de 30 livros e consultor de 8 revistas científicas, presidente da Associação Pró-Inclusão, conferencista da UNESCO.
Na sessão foram apresentadas perspetivas atuais do conceito de inclusão, a forma como devem atuar as comunidades e as organizações que querem ser verdadeiramente inclusivas, as falsas ideias e mitos da inclusão, as condições que favorecem os ambientes mais inclusivos e uma pedagogia inclusiva, assim como estratégias de progressão para o desenvolvimento de comunidades inclusivas.
Houve ainda espaço para um debate no qual foram apresentadas questões relacionadas com a avaliação dos alunos numa ótica inclusiva, os testes e exames nacionais na perspetiva da inclusão, a importância dos centro de recursos para a inclusão (CRI), as evidências e os indicadores sociais que demonstram o impacto do serviço educativo na vertente da inclusão..