O Agrupamento de Escolas da Lousã tem um novo logótipo. Esta seleção foi feita através de um concurso público, aberto à participação da comunidade educativas, no qual participaram 6 alunos, 3 docentes e 2 encarregados de educação. No total foram apresentados 9 trabalhos, tendo um sido liminarmente excluído pelo facto de não ter sido entregue nos termos do regulamento do concurso.
Os 8 trabalhos admitidos foram apreciados por um júri constituído por uma aluna, um docente, uma representantes dos pais, um representante da comunidade educativa com experiência profissional em artes gráficas e comunicação. Com base nas regras e critérios previstos no regulamento do concurso, 4 trabalhos foram excluídos e 4 trabalho foram pontuados de acordo com os respetivos atributos.
A proposta vencedora foi a apresentada pelo encarregado de educação Tony Rodrigues Seco. O autor refere na memória descritiva que procurou «criar uma imagem envolvente que refletisse a importância do crescimento individual e coletivo na comunidade educativa e que traduzisse o percurso educativo dos alunos pelos vários ciclos de ensino e nas várias escolas do Agrupamento. Esta ideia de união e continuidade procura ser expressa graficamente através a sequência dos elos que se interligam em torno desta comunidade. A construção desta imagem gráfica teve também em conta a necessidade de ser usada em vários suportes, tendo em conta a diversidade do público-alvo». O vencedor doou o prémio à Escola Básica de Santa Rita, para aquisição de material didático.
A direção do AEL felicita e agradece a todos os participantes a participação e o seu trabalho nas propostas apresentadas. Não obstante o resultado final, a todos os concorrentes é reconhecido o mérito de terem apresentado propostas pensadas e criadas em torno da identidade da comunidade educativa.
Entretanto o AEL vai promover nas próximas semanas a implementação da nova imagem gráfica nos diversos documentos internos e externos. |