
Aqui tens o texto revisto, corrigido ao nível da ortografia e da pontuação, apresentado em formato de texto corrido por parágrafos e sem o uso de listas ou pontos (bullets):
Decorreram nos dias 8 e 9 de setembro, no Teatro Municipal da Lousã, as Jornadas Pedagógicas 2026, organizadas em parceria e com o apoio logístico da Câmara Municipal da Lousã e da Escola Profissional Status. Este evento reuniu pessoal docente, não docente, técnicos especializados e alguns parceiros educativos para uma reflexão e partilha sobre os desafios atuais da educação, servindo também para acolher cerca de 70 novos docentes no AEL.
A sessão de abertura contou com intervenções do Presidente da Câmara Municipal, da Diretora do CFAE Nova Agora, do Diretor do AEL, da Diretora Pedagógica da Status e de uma representante das associações de pais. Além de darem as boas-vindas, os oradores reforçaram a importância do investimento na educação, do trabalho em rede e do compromisso coletivo com uma escola inclusiva, participativa e voltada para o futuro.
O primeiro painel, subordinado ao tema “Quanto Sentir Também Ensina: Emoções e Educação Positiva na Escola”, juntou os especialistas Nuno Pinto Martins, formador em Educação Positiva e Inteligência Emocional e autor de vários livros, e a Dra. Joana Canais, médica de família e co-criadora do projeto Sementes da Educação. Com a moderação da docente Anabela Marques, o painel colocou em destaque uma premissa fundamental: educar exige cuidar da relação e das emoções, garantindo que cada criança e jovem aprende num ambiente de segurança, respeito e pertença.
As experiências de trabalhadores docentes e não docentes e dos alunos em intercâmbios em diferentes países europeus tiveram também destaque num painel dedicado aos programas Erasmus+ e eTwinning. Coordenado em conjunto com a Vereadora da Educação, Cristina Silva, este momento deu visibilidade a projetos em curso no AEL com a participação ativa da comunidade educativa, tornando evidente que a mobilidade internacional é uma ferramenta estratégica de crescimento e de desenvolvimento de competências linguísticas, digitais e interculturais.
No dia 9 de setembro, a reflexão esteve centrada na inclusão, na transformação educativa e na inovação tecnológica. O dia iniciou-se com a apresentação da agenda do Teatro Municipal da Lousã para o trimestre de setembro a dezembro de 2026, um instrumento importante para a planificação das atividades do AEL. Seguiu-se o painel “Onde começa a Inclusão?”, dinamizado por João Canossa e pela equipa do CRI / ARCIL. O painel seguinte, “Construir a Excelência: Educação transformadora num mundo dinâmico”, contou com a participação de Vera Lopes, da CIM-RC, que apresentou o trabalho e os projetos desenvolvidos no âmbito da educação, de João Cruz, da CML, que deu a conhecer os espaços culturais e os projetos municipais educativos, e de Pedro Balhau, Diretor do AEL, que abordou os indicadores e metas do projeto educativo, a visão do agrupamento para o setor e a avaliação do Plano de Prevenção de Riscos. À tarde, o professor Filipe Galego explorou de modo muito prático o painel “A IA enquanto ferramenta pedagógica e de apoio ao trabalho docente”.
Estas Jornadas reforçam, uma vez mais, o dinamismo da comunidade educativa e o compromisso inequívoco do concelho com uma educação moderna, de excelência e atenta aos desafios do futuro, reconhecendo a importância daformação e da liderança e orientação das equipas educativas para uma concretização efetiva do Projeto Educativo.
Um agradecimento muito especial a todos os oradores, aos moderadores, ao clube de música, às equipas técnicas do Sector da Educação e do Teatro Municipal e aos apoio logístico do Município da Lousã.

