
Nos dias 7, 8 e 9 de maio, o projeto “A Música dá Trabalho” esteve presente nas escolas da Lousã (EBn1 e EBn2) para mostrar aos jovens o trabalho por detrás da música que chega aos nossos ouvidos.
Este projeto é uma iniciativa criada pela Omnichord, financiada pela Direção Geral das Artes (DGA), com o objetivo de promover a literacia musical dos alunos e dar visibilidade às profissões ligadas à música. Em 2021 e 2022,12 escolas de Leiria tiveram as primeiras sessões, sendo que, mais tarde, o projeto foi se alargando para diversas escolas do país.
Na EB1, a atividade decorreu em turnos, consoante as turmas, sendo que no final houve um convívio geral. No início o apresentador deu-nos a conhecer o trabalho de algumas profissões relacionadas com a música, de seguida os alunos criaram uma melodia com a voz, comandada pelo apresentador, que depois foi cantada juntamente com a banda. Para melhorar a experiência de criar uma música, um grupo de alunos operou uma câmara de filmagem profissional, outro fez parte do videoclipe tendo usado vários adereços disponibilizados pela equipa, e o grupo que sobrou observou tudo através de um ecrã, onde depois foi reproduzido o vídeo em câmara lenta. Com a melodia e o videoclipe prontos chegou a hora de editar as músicas. Aqui, os participantes tiveram a oportunidade de tocar numa cassete e num disco de vinil. Chegando ao fim do turno, ensinaram-nos como operar uma mesa de mistura e o resultado das vozes sem os graves e agudos.
Para animar os alunos e os professores, a banda MDT, de Leiria, deu um mini concerto e, de forma inesperada, convidou alunos de diversos anos a subirem ao palco para mostrar os seus dotes musicais. Este desafio foi aceite por vários estudantes, uns cantando e outros tocando, mas no geral todos amaram este projeto, pois ao mesmo tempo que se divertiam a fazer uma atividade comum no mundo dos jovens, ouvir música, puderam aprender sobre o trabalho árduo por detrás das canções.
Para ninguém se esquecer das várias profissões ligadas à música foi entregue um livrinho a cada estudante, nele, estão representadas as diversas profissões em forma de poemas.
Para concluir, todos os participantes adoraram e agradecem à iniciativa “A Música dá Trabalho” pela manhã cheia de ideias em forma de músicas.
Texto da aluna: Ana Carolina Gonçalves, 7.ºG EB1 Lousã