Alunos Lousanenses Conquistam Destaque na European Space Design Competition

Nos dias 15 e 16 de março de 2025, um trio de alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã participou, com brilhantismo, na prestigiada European Space Design Competition (EUSDC), integrando as inovadoras equipas “Condor” e “Sapien”.

O European Space Design Competition (EUSDC) tem como objetivo apresentar uma proposta de projeto para a construção e instalação de uma base espacial num futuro não muito distante. Este processo procura simular o que já é feito na indústria espacial a nível mundial, preparando estes jovens para o seu futuro profissional e académico. Nestes dois dias, cerca de 200 indivíduos de toda a Europa passaram a ser representantes de empresas, competindo em empresas até 50 pessoas.

A participação lousanense foi conturbada ao início visto que os três alunos participantes, Afonso J. Teixeira, Afonso Silva e José Francisco, foram separados em equipas diferentes. Contudo, o esforço dos alunos foi coroado de sucesso: dois dos alunos da equipa Condor foram distinguidos pelo seu desempenho excecional, contribuindo decisivamente para o êxito do projeto e ganhando, assim, a possibilidade de marcar presença na Grande Final Internacional, feita nos EUA, na NASA.

Esta experiência única não só colocou à prova as capacidades técnicas e criativas dos alunos do AEL, como também reforçou competências de trabalho em equipa, liderança e pensamento crítico — preparando-os para os desafios do futuro no setor aeroespacial, gestão empresarial e direito espacial.

Os alunos comentaram: “(…) é uma competição difícil, com um horário exaustivo, foi preciso muito esforço e sacrifício para conseguirmos, mas no final valeu a pena“.

Mais uma vez, os nossos jovens provam que a Lousã e até que Portugal estão ativamente presentes no panorama europeu da ciência e tecnologia.

Parabéns aos alunos e docentes que os ajudam a preparar e acompanham nestas iniciativas.