Alunos do AEL vencem “Space Design Competition”

Cinco alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã participaram, no passado dia 1 de março, no prestigiado Space Design Competition. O evento, que desafia jovens a desenvolver projetos inovadores para futuras colónias espaciais, reuniu estudantes de vários pontos de Portugal. A equipa destacou-se pelo seu desempenho e comportamento, demonstrando o talento dos jovens lousanenses na área da engenharia e exploração espacial, bem como do direito espacial e gestão empresarial.

O PT-SDC destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos, que podem inscrever-se individualmente ou em equipas de quatro a 12 membros. Cada equipa funciona como uma empresa, onde cada participante assume cargos e responsabilidades distintas. O objetivo é apresentar uma proposta de projeto para a construção e instalação de uma base espacial num futuro não muito distante. Este processo procura simular o que já é feito na indústria espacial a nível mundial, preparando estes jovens para o seu futuro profissional e académico. A competição também visa incentivar todos os alunos do ensino secundário a aplicar os seus conhecimentos em Engenharia, Ciências, Matemática, Gestão ou Design.

Este ano o desafio era criar uma indústria manufatureira numa das crateras marcianas, com vários requisitos específicos como uma estrutura anti radiação, áreas residenciais para os trabalhadores e armazenamento específico (CASSSC’s), entre muitos outros. Seguidamente os alunos do AEL, juntamente com os seus parceiros de outras regiões portuguesas, tiveram que apresentar o seu projeto a um painel de júris distintos, das mais variadas áreas ligadas ao espaço.

A equipa, composta pelo Afonso J. Teixeira, Afonso SIlva, Francisco Carvalho, José Francisco, e Salvador Francisco, comenta que “É uma competição que nos coloca em diversas situações desafiantes e temos que lidar com elas”. Acrescentam também que “É muito difícil e cansativo (..), torna-se realmente complicado, mas aprendemos muito e no final vale a pena.”.

Como resultado do seu esforço e dedicação, os cinco alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã conquistaram a vitória na competição, garantindo assim um lugar na fase europeia do Space Design Competition. Esta conquista abre-lhes agora a possibilidade de competir ao mais alto nível e, caso voltem a destacar-se, poderão assegurar um lugar na grande final, que se realiza na NASA. Esta é uma oportunidade única para os jovens lousanenses demonstrarem o seu talento e levarem o nome da Lousã além-fronteiras, demonstrando que o trabalho e ambição da nossa terra podem alcançar as estrelas.